quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cristo Redentor completa 80 anos em meio a nuvens no Rio


O forte nevoeiro da manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro encobriu o santuário do Cristo Redentor, que completa hoje 80 anos. Para a festa, a Arquidiocese do Rio preparou uma benção aos visitantes e uma missa solene rezada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta. Após a missa, haverá distribuição de um bolo de 8 m de cumprimento.

Conheça a história do projeto e curiosidades sobre o Cristo Redentor
 

A homenagem da esquadrilha da fumaça também foi atrapalhada pelas nuvens. Cerca de 60 jovens católicos passaram a noite no topo do Corcovado em vigília ao Cristo. Também foram inaugurados os bustos de Heitor da Silva Costa, engenheiro responsável pelo projeto do Cristo, e de Dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio na época da inauguração da estátua.
A festa do aniversário do Cristo segue no Aterro do Flamengo, onde haverá show com diversos artistas. O Centro de Operações do Rio informou que será implantado esquema especial de tráfego no bairro. A operação contará com a participação de 180 guardas municipais e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfico (CET-Rio), com 26 viaturas e 30 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar aos bloqueios.
A área de lazer que funciona no aterro desde as 7h terá seu horário estendido até o final do evento e a limpeza das pistas. As pistas da avenida Beira Mar, em ambos os sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Largo da Glória, poderão ser interditadas se houver a ocupação das pistas pelo público do evento. Nesse caso, o acesso ao aeroporto Santos Dumont se dará pelo seguinte itinerário: Praça Paris, avenida Augusto Severo, rua Teixeira de Freitas (pista central), rua Evaristo da Veiga, rua Araújo Porto Alegre, avenida Graça Aranha, avenida Calógeras, avenida Beira Mar, Trevo dos Estudantes.
Para acessar a área do show, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé. Para os que preferirem o Metrô, deverão desembarcar nas estações Cinelândia ou Glória. Mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade. A Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário