domingo, 29 de janeiro de 2012

Faça o possível, isso já é muito


O que seria de nosso mundo sem a beleza? Sem aquelas coisas que nos tocam a alma, sem a inspiração que recebemos daqueles que mergulham dentro de si mesmos e saem de lá com um tesouro em mãos, esse tesouro que compartilham conosco, amenizando a secura de nossas vidas?
Pensando nisso, me ocorreu escrever e dizer a você, que me lê neste exato momento, que, assim como aquelas pessoas iluminadas que você tanto admira, existe, agora mesmo, um tesouro esperando para ser descoberto.
Onde? No seu íntimo!
Não é preciso ter nome famoso, a esperteza da raposa dourada ou a pena sagrada de uma rara espécie de pavão para que você faça diferença neste mundo. Cada um de nós tem algo muito precioso e especial a compartilhar com a humanidade. Acredite, você também!
Muitas vezes desqualificamos a nós mesmos, como se fosse necessário ser uma espécie de semideus para criar algo de significativo. Não é verdade!
Todas as pessoas que você admira, famosas ou não, são apenas... humanas. Não há nada nelas que não exista em você. A não ser, talvez, a coragem de arriscar. A leveza de se lançar, de brincar, de expressar a si mesma.
Se você esperar atingir a perfeição para só então revelar seu potencial, talvez acabe por perder a chance de manifestar a beleza do seu ser. Seria um desperdício! Não é preciso ser perfeito para tornar o mundo um lugar melhor, acredite.
Você pode não entender nada de jardinagem, mas se escolher um pedacinho de uma praça e se permitir acreditar que pode tornar aquele lugar melhor, eu estou certa de que conseguirá. Basta arrancar as ervas daninhas, regar a terra, plantar algumas sementinhas, um pouco da sua sensibilidade com certeza já fará daquele cantinho um lugar mais agradável e acolhedor. Não precisa ser um jardim perfeito, com a perfeita escolha de cada planta, com a adubação perfeita. Basta que derrame sobre aquele pedaço de terra seu carinho, sua atenção.
Isso vale para muitas coisas. Não importa para onde decida ir, vá inteiro e sem medo. Em cada relação, em cada escolha, em cada tentativa de sua vida, faça o seu melhor. Dedique-se, regue sua vida com delicadeza, acredite em si mesmo. Faça o possível, isso já é muito.
Coisas maravilhosas acontecem quando nos esquecemos que somos apenas meros mortais condenados à mediocridade de uma vida limitada, repetitiva e tediosa. Arrisque sonhar! Pense nisso: talvez você seja um ser maravilhoso, dotado das mais incríveis capacidades à espera de serem descobertas. Talvez você seja mais do que já tenha sequer imaginado. Talvez o mundo esteja à sua espera.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Até onde confiar em alguém que conheci na internet?


Hoje em dia, as pessoas se buscam através de salas de bate-papo, redes sociais e sites de namoro. Não há mais necessidade de sair de casa para buscar um par. Basta ligar o computador e ficar horas teclando em sua sala predileta.
Mas até onde esse comportamento é saudável?
Como saber se a pessoa que está do outro lado da tela é sincera ou não está justamente à procura de alguém carente para dar o bote?
É claro que muitas pessoas na internet são sinceras e não estão em busca de vítimas, mas uma grande parte é mal intencionada. É sobre essas pessoas que iremos falar.
Os golpes mais aplicados são feitos por homens que buscam mulheres carentes de afeto, o objetivo pode ser apenas sexo, mas também roubo, estupro ou estelionato.
Vamos relembrar alguns casos importantes que nos servem de alerta.
A médica paulista Glaucianne Hara, 41, morta dia 5 de junho a facadas em frente ao hotel Bauer, na cidade de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul. O marceneiro Rodrigo Fraga da Silva se apresentou à polícia e assumiu a autoria do crime. Ele é casado e mantinha com a vítima um relacionamento conturbado havia três anos.
Conheceram-se pela internet, onde namoraram por um longo período de tempo, até o encontro real. Glaucianne perdeu todo o dinheiro, a vida e deixou dois filhos pequenos.
Esse trecho foi dito pela vítima para mim, na última vez que conversei com ela ainda em vida:
“Estou te ligando para dizer que dessa vez terminou mesmo. Acabo de sair de um coma... Ele me chutou e me bateu tanto que fiquei em coma e perdi os movimentos de uma perna. Quero me dedicar aos meus filhos pequenos, agora basta", diz Glaucianne. E duas semanas depois o discurso muda: "A verdade é que não consigo, vou atrás dele de novo, ele deve ter tido motivos para fazer o que fez..”
A taquigrafa Maria Aparecida lima, 38, foi mais uma vítima de um encontro cibernético que acabou em morte.
Nesse caso, ela mesma tirou a própria vida, tomando veneno de rato: o casal havia combinado um duplo suicídio.
Maria e Ferraz se conheceram no Orkut e começaram um namoro virtual. Ele, casado, inventou que era judeu e trabalhava no serviço secreto de Israel. Isso para não precisar dar detalhes de sua vida íntima.
A polícia confirma que Ferraz induziu Maria ao suicídio. Combinaram de tomar o veneno juntos, mas apenas ela tomou e ele fugiu do quarto de hotel onde estavam.
A família diz que que Maria havia descoberto o estado civil de Ferraz, mas mesmo assim, continuou no relacionamento, pagando as despesas dele e da família (inclusive esposa e filhos) e chegou a comprar-lhe um carro.
No Rio Grande doNorte a corretora de imóveis, Celia Carvalho, 43, foi morta por um adolescente de 17 anos que conhecera no Orkut. O primeiro encontro de Célia com o adolescente, após o contato pela internet, foi em um motel.
A segunda vez em que se viram foi no sábado, na casa em construção na praia de Genipabu, em Extremoz, emprestada por um amigo do primo. A promessa era de fazer um churrasco e beber.
Chegaram por volta das 21h00 ao local, onde encontraram o primo e sua namorada, que haviam fumado maconha e crack.
Depois de todos consumirem uísque e cachaça, os três obrigaram a mulher a fornecer sua senha bancária. Amordaçaram e amarraram pés e mãos de Célia. Mataram a corretora com um cabo de enxada e enterraram o corpo no quintal da casa.
Na manhã de domingo, tentaram sacar dinheiro da corretora em um caixa eletrônico, sem sucesso. O adolescente então trocou os dois celulares roubados da vítima por crack.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, os dois jovens se mudaram há um ano de São Bernardo do Campo (região metropolitana de São Paulo) para Natal, onde moravam na casa de um tio.
Após ficar desaparecida durante quase uma semana, a garota Gabriele Haccourt de Carvalho, de 13 anos, foi encontrada no início da noite de segunda-feira (22/11) pela polícia civil na casa do namorado Douglas Santos, em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba.
A Garota teria saído de casa para se encontrar com um “amigo” virtual que conheceu por meio da rede social Orkut. Segundo a mãe de Gabriele, a menina deixou a casa sem avisar ninguém e teria pegado R$5, 00 sem permissão, para apanhar o ônibus. A partir deste momento, a adolescente não foi mais vista. A família de Gabriele chegou a proibir a menina de usar o computador, porém, a garota fazia o uso do equipamento na casa de parentes. O rapaz continua foragido.

Cuidados

- Não deixe crianças e adolescentes usarem a internet da forma que quiserem, tenha sempre controle das páginas visitadas e se preciso coloque senhas. Inúmeros casos de pedofilia começam pelas redes sociais.
- Cuidado com as informações expostas nas redes sociais, para que você também não seja vítima de sequestro relâmpago. Evite publicar informações que possibilitem alguém chegar até você, inclusive publicar diretamente seu e-mail pessoal. Tome cuidado como a forma que vocè se expõe na webcam para você não ser vítima de cyberbullying.

- O fato de você estar tranquilo em sua casa teclando com alguém, pode trazer uma falsa sensação de segurança ou de privacidade. Mas a internet é uma janela para o mundo e um espelho gigante que reflete todas as mazelas da sociedade.

- Não envie dinheiro a ninguém que não conheça pessoalmente, lembre-se que mulheres carentes são alvos fáceis de homens que as caçam com o propósito das vantagens financeiras.

- Encontre-se com a pessoa com a qual está envolvida em lugares públicos, deixe um amigo(a) saber onde você está. E não dê o seu endereço ou a receba em sua até conhecê-la bem.
Não vamos nos esquecer de que no mundo virtual cada um pode criar o personagem que bem lhe convém! Cuidado!

Rio: sob escombros de prédio, homem fala por telefone com noiva


"Oi, amor", foram as únicas palavras que Fábio conseguiu dizer à sua noiva, Tatiana, em uma curta chamada telefônica das ruínas de um dos três prédios comerciais que desabou no centro do Rio de Janeiro, o que mantém acesas as esperanças de seus familiares de encontrá-lo vivo.
"Ele estava no prédio e às 3h chegou a falar com sua noiva por debaixo dos escombros. Ele disse "oi, amor" e a chamada foi cortada. É uma esperança", contou Francisco Adir, 58 anos, pai de um amigo de Fábio. Tatiana ficou sem palavras e, chorando, se jogou nos braços de uma amiga. Enquanto isso, continua a longa espera por notícias das equipes de resgate, que já encontraram cinco corpos.
Pelo menos 12 pessoas estão desaparecidas. Os trabalhos de busca com máquinas pesadas são realizados de maneira ininterrupta desde a noite de quarta-feira, quando três construções de 20, 10 e quatro andares desabaram por motivos ainda desconhecidos. Os prédios estavam localizados próximos à Cinelândia, no centro histórico da cidade, onde também está o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No local, familiares aguardavam notícias de seus desaparecidos. Alguns, desconsolados, foram ao Instituto Médico Legal (IML).
É o caso de Sandra Ribeiro Lopes. Seu pai trabalhava como porteiro no edifício de 20 andares e tudo indica que está entre as vítimas. "Encontraram o celular do meu pai no bolso de um dos corpos encontrados. Agora vou para o IML para fazer o reconhecimento", disse Sandra.
Vera dos Anjo Freitas chegou pouco tempo depois, procurando notícias de seu primo, Moisés Morais Silva, com quem se encontrou na avenida Treze de Março antes dos desabamentos. "Eu perguntei se ele queria que levasse alguma coisa para casa e ele me disse: 'sim, espera que vou buscar a minha mochila'. Então eu senti alguma coisa como granito caindo na minha cabeça e saí correndo", contou a empregada doméstica de 57 anos. "Eu não acho que eles estão vivos, estavam fora do prédio", acrescenta em lágrimas. Com Moisés estavam mais quatro colegas de trabalho.
Dezenas de curiosos se concentraram na área para fotografar com seus celulares o desastre, de onde sai uma poeira escura. Sobre as ruínas caminhavam os bombeiros guiados por seus cãos, enquanto as retroescavadeiras retiravam escombros com movimentos quase cirúrgicos.
Na Cinelândia, circulam todos os dias milhares de pessoas mas, como no momento da tragédia a jornada de trabalho já tinha terminado, as autoridades acreditam que o balanço de vítimas não seja muito alto. "Estava no andar de baixo quando a porta do elevador se abriu e vi que o prédio estava caindo, foi horrível, não sei como tomei a decisão de voltar para o elevador. Isso foi o que me salvou, voltar para o elevador", disse Alessandro da Silva Fonseca, 31 anos.
As autoridades ainda não descobriram a causa do desastre, mas sustentam a tese de um problema estrutural. "O elevador estava sempre quebrado e ontem (quarta-feira) caía concreto pela boca do elevador", disse Victor Ferreira, 25 anos, que trabalhava no prédio Liberdade, o mais alto.

Os desabamentos

Três prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro por volta das 20h30min de 25 de janeiro. Um deles tinha 20 andares e ficava situado na avenida Treze de Maio; outro tinha 10 andares e ficava na rua Manuel de Carvalho; e o terceiro, também na Manuel de Carvalho, era uma construção anexa ao Theatro Municipal. Segundo a Defesa Civil do município, cinco pessoas morreram no acidente e outras 18 permanecem desaparecidas. Cinco pessoas ficaram feridas com escoriações leves e foram atendidas nos hospitais da região. Cerca de 80 bombeiros e agentes da Defesa Civil trabalham desde a noite do incidente na busca de vítimas em meio aos escombros. Estão sendo usados retroescavadeiras e caminhões para retirar os entulhos.
Segundo o engenheiro civil Antônio Eulálio, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), havia obras irregulares no edifício de 20 andares. O especialista afirmou que o prédio teria caído de cima para abaixo e acabou levando os outros dois ao lado. De acordo com ele, todas as possibilidades para a tragédia apontam para problemas estruturais nesse prédio. Ele descartou totalmente que uma explosão por vazamento de gás tenha causado o desabamento.
Com o acidente, a prefeitura do Rio de Janeiro interditou várias ruas da região. No metrô, as estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas foram interditadas na noite dos desabamentos, mas foram liberadas após inspeção e funcionam normalmente.

Pai pega 36 anos de prisão por estuprar as 3 filhas em SC


A Justiça de Santa Catarina condenou a 36 anos de prisão um homem que violentou sexulmente as três filhas durante dois anos. A denúncia foi feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). O caso ocorreu em Pinhalzinho, cidade localizada a cerca de 650 km de Florianópolis, e foi denunciado no primeiro semestre de 2011. Uma das meninas contou à sua professora que ela e as irmãs eram estupradas diariamente pelo pai. As vítimas tinham idades entre 9 e 13 anos.
De acordo com a denúncia do promotor Germano Krause de Freitas, o pai, de 41 anos, "usava de sua autoridade e condição de dono da casa para obrigar as filhas a manterem relações sexuais com ele durante dois anos". Pela decisão desta quarta-feira, o homem recebeu a pena de 12 anos por cada filha violentada.
A Justiça já havia determinado a perda do pátrio-poder em relação às crianças. As três garotas permanecem em abrigos sob a tutela do Estado.

Google Plus ganha novos recursos de segurança para menores



Adolescentes maiores de 13 anos agora podem ter uma conta no Google+, que até então só aceitava contas de usuários maiores de 18 anos. O anúncio foi feito pelo Google nesta quinta-feira, que também liberou novas funcionalidades de compartilhamento para garantir a segurança dos usuários adolescentes na rede social.
A rede social, que permite compartilhar informações para diferentes círculos de contatos - amigos, colegas de trabalho, conhecidos - vai pedir uma confirmação extra aos menores de 18 anos que decidirem postar informações públicar na rede. Além disso, por padrão, somente pessoas nos círculos dos adolescentes podem enviar notificações ou comentar um post público. O bloqueio de um usuário, segundo o Google, poderá ser feito com poucos cliques.
A ferramenta de bate-papo por vídeo da rede social, o Hangout, também ganhou funcionalidades de segurança extras para os adolescentes. Sempre que uma pessoa estranha aos círculos dos menores de idade entrar no bate-papo em grupo, o microfone e a câmera do adolescente serão bloqueados, até que ele decida se quer voltar à conversa com esta pessoa no grupo ou não.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sadia é condenada a indenizar consumidora que encontrou unha humana em produto


A Justiça do Rio Grande do Sul condenou a Sadia S.A. ao pagamento de indenização por danos morais a consumidora que encontrou uma unha humana no produto Hot Pocket Sadia. A sentença da 4ª Vara Cível de São Leopoldo foi divulgada nesta segunda-feira (16/1), e estipulou em R$ 5 mil o valor da ação. Em nota à imprensa, a Sadia comunicou que vai recorrer da decisão.
A autora da ação só foi perceber que havia uma unha humana no produto, depois de ter ingerido mais da metade dele. Após entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa, a Sadia ofereceu gratuitamente produtos, mas ela não aceitou. A consumidora manteve o alimento, com a unha encontrada, congelado até que um funcionário da companhia fosse à sua residência recolhê-lo.
O juiz responsável pelo caso, Charles Maciel Bittencourt, afirmou que houve violação da legislação sanitária. “A presença dos vetores, que de forma direta ou indireta, podem causar danos à saúde dos consumidores, impõe a responsabilidade civil aos responsáveis pela produção dos alimentos”, destacou.
Como descrito no artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor, a ocorrência de acidente de consumo por fato do produto é ato ilícito passível de responsabilização.
Nos autos do processo, o juiz ressaltou ainda que a empresa não produziu qualquer prova no sentido de demonstrar fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito da autora.

Confira na íntegra a nota à imprensa divulgada pela assessoria da Sadia:

A empresa afirma que vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul da decisão, tomada em 1ª instância, de pagamento de indenização a uma consumidora. 

Número do processo: 1000150887

Maranhão é único Estado a ficar atrás da marca de mais de um celular por habitante


De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados nesta segunda (16), o Brasil fechou o ano de 2011 com número recorde de habilitações de linhas celulares, que chegou a 39,3 milhões. Com isso, o total de linhas habilitadas chegou a 242 milhões durante o ano passado. No total, 26 Estados têm mais de um celular por habitante. Apenas o Maranhão ainda não passou a marca. Já o Distrito Federal ultrapassou o índice de dois celulares por morador.
Em 2010, 15 Estados mais o Distrito Federal haviam ultrapassado a marca de um celular por habitante no ano anterior. Em 2011, mais dez (Sergipe, Acre, Amazonas, Ceará, Paraíba, Roraima, Alagoas, Bahia, Pará e Piauí) ultrapassaram o mesmo índice. O Distrito Federal, além disso, ultrapassou em 2011 o índice de dois acessos móveis em serviço por habitante.
A teledensidade – número de celulares por pessoa – foi de 123,87 acessso por habitante (um aumento de 18,33%). Segundo a Anatel, o número absoluto de novas habilitações é o maior dos últimos doze anos.
Apenas em dezembro, houve um recorde de habilitações de linhas. O mês teve 6,1 milhões de habilitações, superando dezembro de 2010 (5,4 milhões), de 2007 (4,7 milhões) e de 2005 (4,4 milhões).

Acesso à internet móvel dobra

O número de celulares com acesso à internet móvel continua crescendo: em 2011, foram 41,1 milhões; o número de acessos praticamente duplicou em relação a 2010. Desse total, 33,2 milhões dos acessos foram feitos pelo celular; os outros 7,8 milhões via modem.

Ranking das operadoras

A Vivo continua sendo a operadora com maior número de acessos com cerca de 71 millhões ou 29,54% do mercado. Em seguida, estão a TIM, com 64 milhões de acessos (26,46%); a Claro, com 60 milhões de acessos (24,93%); e a Oi, com 45 milhões de acessos (18,78%).

Sem bote, argentina de 72 anos conta que nadou para se salvar


Uma juíza argentina de 72 anos, que chegou nesta segunda-feira ao seu país, contou que conseguiu sobreviver ao naufrágio do cruzeiro Costa Concordia no mar Tirreno ao saltar do navio e nadar vários metros até a costa da ilha de Giglio, na Itália.
"Não havia mais saída a não ser pular no mar. Saltei com 30 ou 40 pessoas que também ficaram sem bote salva-vidas", disse à imprensa a magistrada Maria Inês Lona no aeroporto internacional de Ezeiza, próximo de Buenos Aires.
A juíza voltou ao país em um voo procedente da Itália junto com suas duas filhas, que também estavam no cruzeiro. As três chegaram junto com outros passageiros do navio que encalhou na noite de sexta-feira no mar Tirreno, causando a morte de pelo menos seis pessoas.
"Com outros passageiros que também não conseguiram subir nos botes, caminhamos até a popa, que era o lugar mais próximo do litoral. Senti que o navio rangia quando já estávamos pendurados no lado direito", explicou a magistrada, que vive na província de Mendoza.
A mulher lembrou que um espanhol a ajudou na decisão de saltar na água "fria e transparente", e que só levava o colete salva-vidas, um casaco e seus sapatos para evitar que as pedras ferissem seus pés.
"Não foi um ato de heroísmo, mas de sobrevivência. Enquanto nadava, o navio se inclinava cada vez mais, e meu medo era que ele afundasse e me sugasse", afirmou a juíza ao recordar a tragédia ocorrida nas águas da região da Toscana, onde 16 pessoas continuam desaparecidas.
As filhas de Maria Inês, Maria Silvina e Maria Valeria Ávalos, uma delas deficiente, conseguiram subir em um bote e encontraram sua mãe quando achavam que ela tinha "se afogado ou estava em um bote", disse a passageira de 72 anos, uma das 4.229 pessoas que viajavam a bordo do navio.
A juíza, que comparou a tragédia com o naufrágio do Titanic, disse que a primeira advertência que teve sobre o que ocorria foi quando escutaram um "forte golpe e tudo ficou às escuras".
"Disseram que era um problema de energia, para não ficarmos preocupados, e pediram que ficássemos nos camarotes. Mas, de repente, soou o alarme e disseram que deveríamos ir ao local onde estavam os botes. O capitão nunca falou, sua atitude foi de terror", relatou.
Ao todo 18 passageiros eram de nacionalidade argentina, entre eles cinco menores de idade, que já foram localizados e estão a salvo, confirmaram porta-vozes oficiais.

Naufrágio do Costa Concordia

O cruzeiro Costa Concordia
naufragou na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, após colidir em uma rocha nas proximidades da ilha de Giglio, na costa italiana da Toscana. Mais de 4,2 mil pessoas estavam a bordo. Até a manhã de segunda-feira, dia 16, seis mortes haviam sido confirmadas. Outras 16 pessoas seguiam desaparecidas: dez turistas e seis tripulantes. O Itamaraty informou que 57 brasileiros estavam a bordo do navio, mas não há indícios de que eles estejam entre as pessoas que ainda não foram encontradas.
Segundo as primeiras informações sobre as causas do acidente, o navio, que tem 290 metros de comprimento e 114,5 mil toneladas, margeava a ilha de Giglio quando bateu em uma rocha e começou a adernar. Houve pânico entre os passageiros, que reclamaram de despreparo da tripulação e luta por coletes salva-vidas. O comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, foi acusado de ter abandonado o navio. Ele nega, mas a empresa responsável pela embarcação se posicionou confirmando a negligência do capitão.

Dançarina estava em caixa de mágico no momento do naufrágio


Uma dançarina britânica que trabalhava no navio Costa Concordia enfrentou o naufrágio da embarcação, na noite de sexta-feira, dentro de uma caixa de mágico, segundo sua mãe. Rosalyn Rincon, de 30 anos, de Layton (noroeste da Grã-Bretanha), estava atuando como assistente em uma apresentação de ilusionismo quando o Costa Concordia se chocou com uma rocha e naufragou, em um acidente que deixou ao menos seis mortos.
A mãe de Rosalyn, Claire, disse ter recebido um telefonema da filha avisando que o navio estava afundando. "Rosalyn estava um pouco histérica. Mas, considerando o fato de que ela é dançarina e faz drama, pensei que era meio surreal", declarou Claire. "Você não ouve falar sobre grandes naufrágios como esse atualmente, então disse a ela: 'Você vai ficar bem. Apenas encontre seus amigos'." Rosalyn então disse que precisava desligar o telefone, porque o navio estava afundando. "Fiquei então num limbo", recorda Claire. "Fiquei pálida e sem ter notícias até a manhã (seguinte)."
O namorado de Rosalyn, um engenheiro que também estava no navio, voltou a ligar na manhã de sábado, para avisar Claire que sua filha estava em segurança e que havia sido resgatada do navio. Rosalyn também telefonou algumas horas depois, dizendo ainda estar em choque e chateada pela experiência. Além disso, sofreu um corte na perna. "Ela estava no meio de um show de mágica (quando o navio se chocou) e, quando as luzes se apagaram (na embarcação), ela teve que lutar para sair da caixa", afirma a mãe. "Imagino que em determinado momento ela também tenha caído no mar, porque disse que havia se molhado." Rosalyn estava, até a noite de domingo, hospedada em um hotel italiano localizado próximo ao local do naufrágio.

Perto demais da costa

Na manhã desta segunda, as equipes de resgate anunciaram ter encontrado mais um corpo de um homem, o que elevou o número de vítimas do naufrágio de cinco para seis pessoas. Outras 16 estão desaparecidas e sendo buscadas pelas autoridades. Também nesta segunda-feira, o Itamaraty atualizou o número de brasileiros presentes no navio de 53 para 57 pessoas, sendo seis tripulantes do Costa Concordia.
A empresa que opera o navio naufragado na Itália afirmou, no domingo, que investigações iniciais indicam que erros cometidos pelo capitão do cruzeiro causaram o acidente. De acordo com a Costa Cruzeiros, Francesco Schettino teria conduzido a embarcação perto demais da costa, além de não seguir os procedimentos de segurança determinados pela empresa. "Aparentemente, o comandante cometeu erros de julgamento que tiveram graves consequências", dizia o comunicado da empresa. Já o capitão disse que as rochas contra as quais ele se chocou não estavam na rota de navegação - o que a empresa nega.

vc repórter: família questiona ato médico que decapitou bebê no parto



O procedimento médico adotado no Hospital das Clínicas de Chapadinha, uma cidade com pouco mais de 70 mil habitantes, no Maranhão, chamou a atenção da população local e provocou revolta entre os familiares de Maria Concebida de Jesus, 30 anos, que foi ao centro hospitalar na última quinta-feira, 12, para dar à luz o seu terceiro filho.
Segundo a avó do bebê, Osmarina de Jesus, a criança havia sido decapitada pelo obstetra Sergio Souza Barbosa, que realizou o parto da mulher, e, após o ocorrido, a entregou aos pais em uma caixa de sapatos.
O obstetra Sergio Souza Barbosa informou que adotou o procedimento de decapitação em função de uma complicação na hora do parto. "Quando a paciente chegou ao hospital, por volta das 14h15, o bebê já estava morto. O feto estava com os pés exteriorizados pelo canal vaginal e, para salvar a vida da mãe, foi necessário cortar a cabeça", relatou.
Ainda segundo Barbosa, que atua há 15 anos como médico, essa complicação no parto é conhecida como cabeça derradeira, quando a cabeça vem por último, e, nesses casos, o procedimento poderia ser realizado de duas formas: a primeira, por craniótomo, um aparelho que punciona o crânio e aspira o conteúdo encefálico, e, o segundo, por decapitação, medida adotada em função da falta do aparelho no hospital.
O médico relatou que os casos de cabeça derradeira são raros, mas, infelizmente, podem acontecer. "Foi trágico, mas tive que fazer essa opção. Esse parto ficará marcado na minha vida como médico, mas tenho a certeza de que fiz a coisa certa e salvei uma vida", desabafa.
Questionado sobre o modo como o bebê foi entregue aos familiares, a Administração do Hospital informou que solicitou um caixão, mas, sem condições financeiras para arcar com os custos do item, a família optou por levar a criança em uma caixa de sapatos.
A família registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e a secretária municipal de Saúde, Maria José Pereira Coutinho, disse acreditar que o médico agiu de forma correta, mas instaurou um procedimento para apurar os fatos.

Conduta médica

 De acordo com a profissional, o caso é delicado e inspira uma análise detalhada. Segundo Milca, avaliações anteriores, como um pré-natal bem feito e um acompanhamento adequado, poderia ter prevenido que a mãe chegasse ao hospital nas condições em que chegou. "O caso de cabeça derradeira é raro, mas pode acontecer. É uma situação de extremo risco, tanto para mãe quanto para o nenê, mas, quando é constatado o óbito fetal e a criança fica com os membros exteriorizados, a decapitação é um dos procedimentos indicados para preservar a vida da mãe", relata.
Ainda de acordo com Milca, o incidente pode ter ocorrido em função do tamanho do bebê e da posição em que ele estava. "A situação é muito difícil, especialmente sem saber a situação do feto na hora do parto. Contudo, em virtude da falta de infraestrutura e das condições relatadas, o médico agiu da melhor maneira possível", afirma.

'BBB 12': polícia vai à casa para investigar suposto estupro

 
Segundo confirmou a assessoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, uma equipe do 32ª Delegacia de Polícia, do bairro da Taquara, zona oeste da cidade, foi à casa do BBB 12 para investigar o caso do suposto estupro praticado pelo participante Daniel contra a colega de confinamento Monique.
Após a primeira festa desta edição do reality, no sábado (14), os dois protagonizaram cenas quentes debaixo do edredom, mas o fato gerou polêmica quando internautas começaram a comentar que Monique estaria desacordada enquanto Daniel agia.
De acordo com a assessoria de imprensa, a equipe policial "foi à casa para apurar o que teria acontecido e ouvir as partes envolvidas", ou seja, Monique e Daniel. Ainda segundo a polícia, "o exame de corpo de delito só será feito caso Monique confirme ter acontecido algo", assim como o inquérito, que só pode ser aberto com o consentimento da sister.
Pouco antes da polícia entrar na casa, Monique seguia intrigada com o alvoroço causado pelas cenas íntimas. Desde a hora em que a sister foi chamada novamente ao confessionário, o pay-per-view mostra apenas uma câmera da casa, voltada para a piscina.

Entenda o caso

A polêmica envolvendo Daniel e Monique começou na madrugada do dia 15 após a primeira festa da casa do BBB. No quarto, os dois protagonizaram cenas quentes embaixo do edredon, na mesma cama em que estava Rafa. Após alguns minutos Fael chega no quarto para se deitar em outra cama e os dois param de se beijar. Em seguida, uma cena rápida mostra Daniel se mexendo embaixo do edredon e Monique aparentemente dormindo. Em seguida a cena é cortada.
A sequência desencadeou um grande alvoroço na opinião pública, que comentou o caso e protestou nas redes sociais. Algumas das acusações populares contra o modelo sugeriam um caso de abuso sexual e estupro. Já os defensores do brother diziam que a acusação era racista por Daniel ser negro.
No domingo (15) Monique foi chamada ao confessionário para prestar esclarecimentos. Na ocasião a gaúcha afirmou que ela e Daniel tinham se beijado e trocado carícias, mas disse que não havia feito sexo. Em conversa com Daniel os dois foram categóricos ao dizer que não fizeram sexo na casa. Em outras conversas ao longo do dia tanto Monique quanto Daniel demonstraram arrependimento.
O programa da noite de domingo, que formou o primeiro paredão da casa entre Jakeline e Analice, ainda exibiu cenas da festa e a troca de carícias entre Daniel e Monique. Entretanto, a edição não exibiu o trecho mais polêmico, quando Daniel se mexe com Monique aparentemente dormindo. O apresentador Pedro Bial ainda brincou com os dois sobre as cenas mas o programa não citou a polêmica.
Na segunda-feira (16), a polêmica voltou e uma diligência policial foi ao Projac, onde está situada a casa do BBB. No local, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio, o delegado titular da 32ª DP, situada em Taquara, zona oeste da cidade, Antonio Ricardo, abriu um registro de ocorrência para ouvir os envolvidos.
Segundo o advogado Sergio Ribeiro, no caso, como Monique estava embriagada, ou seja, inconsciente, o inquérito policial pode ser aberto na categoria de "estupro de vulnerável" e, desta forma, tanto o Ministério Público quanto o delegado podem instaurá-lo.
Monique foi chamada novamente ao confessionário sob o pretexto de uma consulta com um dentista. O áudio da modelo gaúcha chegou a vazar na internet. No depoimento, Monique voltou a negar que tenha feito sexo conscientemente com Daniel. "Só se ele fez comigo enquanto eu dormia. Mas aí ele seria muito mau caráter", chegou a afirmar a modelo.