segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Banco de Tumores e DNA será inaugurado nesta terça-feira


SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inaugura, nesta terça-feira (30), o Banco de Tumores e DNA do Maranhão (BTMA). Haverá uma cerimônia de inauguração, às 10h30, no auditório da Unidade Presidente Dutra. O Banco de Tumores do Hospital Universitário é o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil. Ele está localizado na rua Coelho Neto, n° 311, no Centro, com dependências adequadas tanto para operacionalização do Banco, como para o laboratório de Pesquisa Compartilhado.
O serviço é uma proposta do Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil (PPGSMIN) da UFMA. Com a instalação do BTMA, os pesquisadores poderão contar com uma espécie de biblioteca com os fragmentos dos tipos de câncer mais prevalentes na população maranhense e que serão guardadas com maior cuidado utilizando o uso de equipamentos de tecnologia de ponta. A coordenadora ainda destaca que no Brasil, por ser um país muito diferente pelas características genéticas de sua população (miscigenação de raças), é importante a realização das pesquisas específicas, possibilitando assim, determinar modos de diagnosticar e tratar o câncer de forma mais eficaz.
A presença do BTMA irá respaldar a investigação científica de excelência na pesquisa de Oncologia, contribuindo para o incremento de uma das Linhas de Pesquisa do PPGSMIN, bem como subsidiar a Disciplina de Oncologia e a Liga Acadêmica de Oncologia (Laonc), além do Programa de Atenção Oncológica, conclui.
A instalação do Banco de Tumores e DNA do Maranhão pretende suprir a carência de dados sobre os cânceres no Estado. O BTMA está de acordo com as Normas do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa com seres Humanos (Conepe), Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário