segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Operações de Segurança ganham reforço de helicóptero



SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney entrega hoje, às 15h, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (Calhau), um helicóptero modelo EC145, dotado de alta tecnologia, para reforçar as operações da Secretaria de Segurança Pública no combate à criminalidade em todo o Maranhão. O estado é o primeiro da América Latina a receber o modelo.
A aquisição da aeronave, que vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA), é resultado de um convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e Governo do Maranhão. O valor investido foi de R$ 14,9 milhões.
- O helicóptero vai atender serviços fundamentais e operacionais à população nas áreas de segurança e saúde. O Maranhão é o primeiro estado a adquirir uma aeronave com essas características. Com isso, o combate à violência e ao tráfico de drogas, o policiamento ostensivo e o salvamento de vidas ganham um suporte essencial - afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Missões

Além do policiamento diário, o helicóptero de alta performance também será utilizado nas missões do GTA que envolvem escolta e vigilância de presos, operações de erradicação de plantio de maconha, repressão a assaltos em agências bancárias, missões de resgate, apoio em combate a rebeliões no sistema prisional, e no transporte e salvamento de pacientes.
A aeronave é certificada para voo por instrumentos monopilotado. Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.
Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem de 3.585 Kg; carga externa de 1.500 Kg; velocidade de deslocamento de 246 Km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.
Existem apenas 300 aeronaves similares em atividade em 32 países. Para operá-lo, quatro pilotos do Maranhão - um policial militar, um bombeiro militar e dois policiais civis - viajaram para a Alemanha, onde foram treinados por especialistas da fábrica responsável pela construção do modelo, a fim de se capacitarem para o manuseio operacional da aeronave.

Reforço

As operações do Grupo Tático Aéreo receberão reforço do helicóptero modelo EC145. Vinculado à SSP, o GTA foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com o objetivo principal de combater o crime organizado, e a partir disso surgiu a necessidade de implantação de um grupo especializado nesses tipos de operações no estado.
- Daí partiu a semente para a criação do GTA. Do anseio do governo e da própria sociedade, surgiu à intenção de formação de um grupo que desse suporte ao policiamento nas operações preventivas e repressivas, envolvendo os órgãos de Segurança do Estado - diz Anselmo da Silva Azevedo, sub-chefe da seção de operações do Grupo Tático Aéreo.
Atualmente, o grupo conta com um efetivo de 44 profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas, visando o enfrentamento do combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na capital e em regiões do interior. São 33 policiais militares, sete do Corpo de Bombeiros Militar, quatro policiais civis, tendo um agente federal como coordenador das operações.
O Grupo opera com três helicópteros Esquilo e três aviões, sendo dois modelos CESSNA C210 e 01 SENECA 3. O GTA atua também com um veículo blindado para intervenção tática, cinco viaturas, um caminhão tanque e um veículo descaracterizado. Utiliza armamentos, como fuzis 556, metralhadoras e pistolas ponto 40, lançador de granadas não-letais, escudos balísticos, materiais de atendimento pré-hospitalar, materiais para trabalhos em altura, materiais e armamentos individuais, entre outros equipamentos.

Helicóptero modelo EC145

Configuração com especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico.
Possui: gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.

Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros.
Peso de decolagem de 3.585 Kg;
Carga externa de 1.500 Kg
Velocidade de deslocamento de 246 Km/h
Alcance de 680 km
Motores biturbina
Comprimento com rotores girando de 13,03m
Comprimento da fuselagem de 10,20m
Altura de 3,45m
Diâmetro do rotor principal de 11m
- Valor: R$ 14,9 milhões - convênio do Ministério da Justiça (Programa Nacional de Segurança com Cidadania - Pronasci) e Governo do Maranhão
- Existem apenas 300 aeronaves similares em atividade em 32 países
- Quatro pilotos do Maranhão foram treinados na Alemanha por especialistas da fábrica responsável pela construção do modelo. São eles: um policial militar, um bombeiro militar e dois policiais civis.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário