segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bento XVI pede para jovens não criarem perfis falsos na rede



O papa Bento XVI disse nesta segunda-feira que os jovens não devem criar perfis falsos nas redes sociais. A declaração foi dada em mensagem do Pontífice no 45ª Dia Mundial das Comunicações Sociais.
De acordo com a agência de noícias Ansa, o religioso afirmou que as redes sociais oferecem novas oportunidades de "compartilhamento", de "diálogo, troca, solidariedade e criação de relações positivas". No entanto, é preciso "evitar os perigos" da internet, como os de "se refugiar em uma espécie de mundo paralelo, ou de ter uma excessiva exposição no mundo virtual".
Bento XVI ressaltou ainda a necessidade de ser "fiel a si mesmo" e de nunca acreditar em "ilusões, como a criação de falsas identidades e "perfis". Ainda segundo a agência italiana, o Pontífice falou de outros perigos aos quais os usuários estão expostos, como "a tendência de se comunicar somente com algumas partes do próprio mundo interior e o risco de cair em uma espécie de construção da imagem de si mesmo".
Segundo Bento XVI, "o envolvimento sempre maior no mundo digital estabelece novas formas de relações interpessoais, influencia na percepção de si e impõe, inevitavelmente, a questão não somente do modo correto de agir, mas também da autenticidade do próprio ser".

Um comentário: