terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Violência contra o idoso: Ajudem a romper esse pacto de silêncio!


O aumento da expectativa de vida da população brasileira, conquistado graças aos avanços tecnológicos e da medicina, não garantiu, no entanto, a qualidade dessa existência prolongada. Para a maioria das pessoas, há dificuldade de compreender a ocorrência do problema, porque consideram que é somente nas instituições que os idosos sofrem violência e lhes parece improvável que eles possam ser maltratados em casa.
A violência contra idosos é uma violação aos direitos humanos e é uma das causas mais importantes de lesões, doenças, perda de produtividade, isolamento e desesperança.
É preciso romper o véu do silêncio que cobre o assunto. A violência ao idoso ocorre, na grande maioria, no contexto familiar, praticada por um membro da família ou por pessoas conhecidas. Muitas vezes, em defesa do agressor (filho, filha, neto, neta...) o idoso se cala, omite e, muitas vezes, somente a morte cessará a cadeia dos abusos e maus tratos sofridos. Para os idosos, a dificuldade acentua-se quando eles têm que denunciar ou declarar que seus filhos são os agressores. Muitos idosos se culpam pela violência sofrida ou acreditam que seja normal da idade sofrer a violência.
A cada dia cresce o índice de violência em nosso país e em Paço do Lumiar não é diferente. Há 1 ano e sete meses, a idosa Raimunda de Oliveira foi covardemente agredida pelo adolescente Jonathan Silva dos Santos (na época menor), caso esse que repercute até hoje no município. Apesar de todo esse tempo a família da idosa está confiante de que a justiça será feita. “Acreditamos que esse caso não ficará impune, porque acreditamos na justiça. Dizem por aí que ele não será punido porque tem “costas quentes”, mas digo aos maus informados que, todos os envolvidos nesse caso pagarão pelo ocorrido, minha mãe hoje vive em um estado vegetativo: não anda, não fala, perdeu 100% da visão, e aí? É pouco? Pra nós foi uma perda irreparável porque apesar dos nossos esforços, ela nunca mais voltará a ser a mesma, então, queremos que ele seja punido para evitar que outras famílias passem pelo que estamos passando”, desabafou a filha.
O processo contra Jonathan encontra-se em andamento, a justiça deu uma pausa por causa das festividades do fim de ano, mas em março dará continuidade e a justiça com certeza dará seu parecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário