quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dois presídios serão contruídos em seis meses


SÃO LUÍS - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou um convênio com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, liberando os recursos federais para a construção imediata de dois presídios, um em Bacabal e outro em Pinheiro. A determinação da construção foi anunciada durante a visita do ministro a São Luís nesta quarta-feira (9).
José Eduardo Cardozo e Roseana Sarney estão reunidos desde as 11h, no gabinete da governadora, no Palácio dos Leões. Eles saíram apenas para falar, rapidamente, com a imprensa e voltaram para a reunião. De acordo com informações do governo estadual, o ministro pedirá, também, agilidade na liberação de recursos para a construção de mais dois presídios no Estado, um em Santa Inês e um segundo em Bacabal, além da conclusão do presídio de Imperatriz.
O ministro disse que está em São Luís orientado pela presidenta Dilma Rousseff no sentido de que encontre soluções para o problema no sistema carcerário do Maranhão. “A presidenta fez questão de ressaltar as fortes relações institucionais e de amizade que a une à governadora Roseana Sarney”, disse.
Estão sendo avaliadas no encontro, ainda, outras medidas emergenciais que podem ser postas em prática para melhorar a sitação do sistema penitenciário do Maranhão. Serão removidos com urgência, para presídios de segurança máxima, todos os detentos envolvidos com comando de rebeliões. Ficou definido ainda, para daqui a 15 dias, um novo encontro do ministro com a governadora e representantes do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, para traçar políticas de segurança e administração penitenciária para o Estado.
Uma outra frente de trabalho que foi determinada pelo ministro José Eduardo Cardoso e pela governadora Roseana Sarney é a elaboração de um projeto para ser executado dentro da mesma parceria nos próximos quatro anos, visando acabar com o deficit de vagas nas prisões e diminuir os índices de criminalidade, especificamente dos homicídios, do tráfico e consumo de drogas.
Do encontro entre a governadora e o ministro José Eduardo Cardozo participaram o vice-governador Washington Luiz; o senador João Alberto de Sousa; o presidente do TJMA, Jamil Gedeon; o desembargador Froz Sobrinho; a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos; o defensor-geral do Estado, Aldy Melo Filho; e os secretários de Estado Aluísio Mendes (Segurança Pública), Luís Fernando Silva (Casa Civil), Sérgio Macedo (Comunicação Social), Luisa Oliveira (Direitos Humanos) e Sérgio Tamer (Administração Penitenciária).

Fonte: SECOM do governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário