sábado, 30 de abril de 2011

Homossexualidade ainda é tabu na conversa entre pais e filhos; veja como amenizar situação

 

A homossexualidade é um dos piores tabus entre os assuntos que envolvem a sexualidade -- segundo os especialistas. Os pais costumam ficar desesperados, não sabem o que fazer -- tudo isso porque não existe a expectativa de que um filho possa ter uma orientação sexual diferente da sua. Sem falar na discriminação e sofrimento que ainda hoje atingem os homossexuais.
Antes de introduzir o assunto, cabe aos pais serem sensíveis o suficiente para ver se realmente é o momento de falar sobre isso.
Achar que seu filho ou filha tem uma tendência homessexual só porque não é agressivo ou afeminada o suficiente é uma idéia preconceituosa, que não corresponde, na maioria dos casos, a uma verdade. O comportamento não define a orientação sexual de uma pessoa.
Os pais devem saber que a decisão de ser hetero ou homosexual não é tomada conscientemente, mas faz parte do desenvolvimento da sexualidade, assim como a própria personalidade.

Como puxar o papo:

Como é um tema delicado, deve ser tratado com respeito que merece. Saber se o o filho será receptivo é essencial. Caso esteja em dúvida, demonstre que está aberto à conversa, mas espere que a iniciativa parta do jovem ou da jovem.
Quando o filho ou filha procurar os pais, algumas questões precisam ser abordadas:
  • A própria certeza da homossexualidade na adolescência deve ser questionada, pois nesta fase é muito comum os filhos vivenciarem experimentações sexuais com pessoas do mesmo sexo como curiosidade ou realização de fantasias próprias da adolescência
  • A naturalidade deve imperar para evitar que preconceitos e discriminações sejam disseminados dentro da própria casa
  • Informe-se e indique a leitura de um livro que fale sobre o assunto. Assim, o filho ou a filha podem tirar suas dúvidas e encarar sua orientação sexual sem tantos medos e angústias
  • Se há negação conflituosa do próprio adolescente, procure ajuda de um psicólogo

Como NÃO agir:

Condenar, culpar (os filhos ou a si mesmo) ou ver a orientação sexual como algo de outro planeta. Idealizar uma sexualidade para os filhos, estimulando comportamentos esteriotipados (filho machão e filha dócil e meiga). Isso pode trazer conflitos sexuais permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário