sábado, 23 de abril de 2011

Um dos 33 mineiros do Chile tem doença nos pulmões


Um dos 33 mineiros do Atacama, Yonni Barrios, famoso por ser o enfermeiro de seus companheiros de clausura, sofre de silicose, uma doença que ataca os pulmões e é típica do trabalho mineiro, afirmou em uma entrevista à imprensa.
"Nos exames que me fizeram na Associação Chilena de Segurança saiu que tenho silicose", declarou o mineiro de 51 anos ao jornal Las Ultimas Noticias. "Nesta idade que tenho, é o momento em que a silicose é detectada. Como é uma doença progressiva, com sorte chegamos à aposentadoria e já se morre", completou.
Antes de ficar preso a 700 m de profundidade na mina San José no norte do Chile, Barrios já trabalhava havia 30 anos como mineiro. Durante a clausura, que durou 69 dias - de 5 de agosto a 13 de outubro de 2010 - foi o enfermeiro de seus companheiros, colaborando à distância com as autoridades de saúde em fazer fichas médicas e aplicar injeções, entre outros procedimentos.
Também ficou famoso porque, na superfície, duas mulheres brigaram por seu amor, em um triângulo que foi amplamente coberto pela imprensa. A silicose é uma doença grave dos pulmões, de caráter irreversível. Ocorre com a inalação prolongada de sílica cristalina presente nas minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário