segunda-feira, 30 de maio de 2011

Colunista social Flor de Lys morre aos 82 anos


 

Morreu neste domingo, aos 82 anos, a colunista social Flor de Lys, no Hospital São Domingos. A jornalista foi vítima de uma parada cardiorespiratória. Ela estava internada desde a última terça-feira. Flor sofria de Mal de Alzheimer. Seu trabalho, no Jornal Pequeno, O Imparcial e TV Difusora, fizeram dela a cronista social com mais tempo em atividade do Maranhão. Foram 55 anos dedicados ao jornalismo social e solidário. Em O Imparcial, mantinha coluna semanal até abril deste ano. Em novembro passado, recebeu homenagem em caderno especial sobre sua vida.

Flor de Lys foi pioneira de programa social na televisão local, com recorde de permanência no ar - de 1973 a 2011. E promoveu vários eventos marcantes, como o concurso Miss Maranhão durante vários anos, seu trabalho se voltava para a responsabilidade social para com os carentes. A renda das festas por ela promovidas era destinada a entidades assistenciais. A marca de sua personalidade ficou impressa na memória dos ludovicenses através dos meios mais curiosos: por exemplo, Flor de Liz foi a primeira mulher a dirigir veículo nas ruas de São Luís.
O colunismo social feito por Flor de Lys caracterizava-se, sobretudo, pelo respeito a todas as classes sociais e credos, que encontravam espaço em suas colunas. De simples aniversários de debutantes a grandes eventos sociais em clubes, Flor de Liz repercutiu ao longo de mais de cinco décadas todos os grandes temas da realidade brasileira e maranhense. Além da assistência constante aos mais necessitados, a colunista prestou grande trabalho pelo estado devido à intensa divulgação que deu às peculiaridades maranhenses, como a culinária e o artesanato, fato de grande importância ao turismo do estado.

Fonte: O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário