terça-feira, 26 de julho de 2011

CE: suspeita de injetar glicose em idosa alega troca de frascos


A auxiliar de enfermagem suspeita de matar uma idosa na última quarta-feira, em Missão Velha, no Ceará, após injetar glicose na paciente, em lugar de soro, confessou à polícia o erro, mas alegou um problema anterior: o frasco de glicerina foi tirado de um armário dedicado aos soros.
Em depoimento na Delegacia de Barbalhas, a auxiliar disse trabalhar há 16 anos no Hospital Geral de Missão Velha, período durante o qual o soro sempre foi buscado no mesmo local. "A ampola de glicose não vem com gancho. O frasco é tubular, cumprido. Há três anos, uma nova regulamentação determinou modificações que tornaram os dois frascos (de glicose e de soro) parecidos", disse o delegado Marco Antonio dos Santos, em referência às alegações da auxiliar, afastada do cargo pela morte de Maria Carmelita, 75 anos.
No leito da paciente, a auxiliar teria feito a administração da glicose e, percebendo que a ampola não continha gancho, julgou estar diante de um erro de fabricação e fixou o frasco com uma fita crepe no local onde deveria ficar o soro. A idosa passou mal e teve de ser encaminhada ao hospital de Barbalhas, onde acabaria morrendo uma hora depois de dar entrada. De acordo com o delegado, a auxiliar disse ter voltado ao armário e verificado que lá havia outras três ampolas de glicose. "Ela confessou o erro, mostrou o frasco, em nenhum momento quis inventar algo", disse o delegado, acrescentando que outros suspeitos podem ser implicados e responder por homicídio culposo caso seja comprovada a associação de erros alegada pela mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário