terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hackers roubam 8 mil senhas do Hotmail no Brasil em 6 dias


Um ataque destinado a usuários brasileiros roubou mais de 8 mil senhas do Hotmail em seis dias. Um estudo divulgado nesta terça-feira pela empresa de segurança ESET mostra como funcionou o ataque. Os hackers redirecionaram os usuários para um página falsa, onde suas senhas são roubadas. O ataque é simples: a vítima entra no site, acredita que está acessando seu e-mail, e tenta fazer login. No entanto, ao utilizar seus dados de acesso, o usuário recebe uma mensagem de erro, fornecendo suas credenciais aos criminosos.
Uma vez que os dados estão na mão dos hackers, eles podem acessar as contas e distribuir o golpe para todos os contatos do usuário. Segundo o relatório, as vítimas tiveram seus computadores infectados através de emails falsos com um suposto vídeo da presidente Dilma Rousseff e fotos da morte de Amy Winehouse.
A empresa de segurança realizou uma análise das senhas usadas pelos usuários atingidos. Metade delas são sequências numéricas, como "123456". A outra metade são palavras ou combinações de letras simples, como "jesuscristo", "deuseamor" e "MARCELO". A empresa alerta que usar combinações simples somente com números ou letras é uma falha de segurança grave. "Para se ter uma senha forte é necessário combinar números, letras e caracteres especiais", diz o comunicado da ESET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário