terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que é menstruação irregular?

Uma menstruação irregular é aquela em que foge o padrão regular de intervalo de dias entre uma menstruação e outra. A média é de 28 dias, podendo chegar até a 40, mas tem que vir sempre com intervalos fixos de dias. Quando uma menstruação vem com intervalos inferiores a 21 dias, vem em um mês, não vem no outro, atrasa mais de 10 dias em um mês, no outro adianta e isso se torna uma constante, aí temos um ciclo irregular. Atrasar 1, 2, 5 dias é perfeitamente normal, até atrasos com mais de 10 dias, dependendo da situação (leia abaixo os motivos), podem acontecer, mas mais do que isso, e ai vem um mês, depois não vem, há algum problema.
A menstruação atrasa por causas físicas e emocionais que podem fazer com que o ciclo menstrual não siga a ordem correta, que é em média de 28 dias. Quem manda no aparelho reprodutor é o cérebro, é ele que através das glândulas hipófise e o hipotálamo, libera os estímulos para que outros hormônios sejam liberados e assim segue, fechando sempre um ciclo perfeito, o ciclo menstrual.
Mas nos dias de hoje, cada vez mais mulheres reclamam de seu ciclo menstrual, que ora adianta, ora atrasa, ora nem vem. E quais são os motivos para que isso aconteça? Antes de você ficar arrancando os cabelos, desesperada, achando que está grávida, saiba, a maioria dos atrasos hoje em dia se devem mais a fatores emocionais e hormonais do que uma gestação. Lembrando que os motivos abaixo apresentados são para que você se lembre se você fez algo que esteja fazendo algo de errado que possa prejudicar, mas é muito importante que você faça exames e consulte sempre um ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário