quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gêmeos siameses são separados por cirurgia de 13h nos EUA

 
Joshua e Jacob Spates, que passaram seus primeiros sete meses fora do útero como gêmeos siameses, estão se recuperando em uma unidade de terapia intensiva pediátrica em um hospital de Memphis, nos Estados Unidos, depois de uma cirurgia bem-sucedida de 13 horas para a separação.
O dr. Max Langham, líder da equipe que fez a cirurgia, disse na quarta-feira que todos os envolvidos estavam em "um clima de celebração por Joshua e Jacob, que estavam muito bem". Os gêmeos, que estavam unidos pela coluna, foram separados em 29 de agosto. Duas semanas depois, os meninos estão saudáveis, e "estão usando suas pernas e se preparando para engatinhar para fora da cama", disse Langham.
"A maioria dos gêmeos siameses nunca tem a chance de se separar porque morrem de complicações na hora do parto", disse Langham, chefe de cirurgia pediátrica do Hospital Infantil Le Bonheur.
Gêmeos siameses ocorrem uma vez em cada 100 mil nascimentos. Esses meninos nasceram unidos de costas um para o outro através da pélvis e da coluna lombar, mas com coração, cabeça, braços e pernas separados. Essa condição ocorre em apenas 15% dos casos de gêmeos siameses, segundo Le Bonheur.
Foi necessária uma equipe cirúrgica pediátrica de 34 integrantes e 13 horas para separar a coluna espinhal, os nervos e os músculos dos irmãos e completar reparos gastrointestinais. Um ultrassom em novembro confirmou que os dois meninos eram siameses. Depois de monitoramento durante oito semanas, os bebês - que compartilhavam o reto, músculos e nervos - nasceram por uma cesariana em 24 de janeiro.
Dois dias depois, cirurgiões realizaram uma colostomia e inseriram um tubo de gastrostomia para ajudar na nutrição e na eliminação de resíduos, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Médicos tiveram de enfrentar uma série de outras condições nos meses seguintes. Joshua tinha apenas um fígado, um defeito no coração e calcificações no baço, e Jacob tinha defeitos no cordão umbilical e no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário