sábado, 25 de fevereiro de 2012

Horário de verão termina neste domingo; atrase seu relógio


O horário de verão termina à 0h do próximo domingo, quando os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e da Bahia deverão atrasar os relógios em uma hora. A mudança nos ponteiros ocorre sempre nos terceiros domingos de outubro - o horário vigente iniciou em 16 de outubro de 2011 - e de fevereiro, mas neste ano o Ministério de Minas e Energia atrasou o fim do ajuste devido ao Carnaval.

A norma busca conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso racional da energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento no período de maior consumo - entre 18h e 21h - ocorra com maior eficiência.
O Decreto nº 6.558 de 2008 orienta o funcionamento do ajuste, que nos últimos 10 anos possibilitou uma redução média de cerca de 5% ao ano na demanda por energia no horário de maior consumo. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2 mil MWt a cada ano - duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte ou 75% da demanda da cidade de Curitiba. O ajuste é válido para todos os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, além do Distrito Federal. No ano passado, a Bahia foi incluída pela primeira vez na lista de Estados que adotam o horário de verão.
Histórico
O americano Benjamin Franklin foi o primeiro a propor o adiantamento os relógios para aproveitar melhor as horas de sol, em 1784, quando ainda não havia energia elétrica. Sua ideia, porém, não foi adotada pelo governo dos Estados Unidos. O primeiro país a utilizar a medida foi a Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial.
No Brasil, o horário alternativo foi adotado pela primeira vez em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967, a mudança no horário ocorreu 11 vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados ou no período de duração. Em 2008, um decreto presidencial instituiu que o horário de verão vai começar sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e terminar à 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário