sábado, 28 de abril de 2012



SÃO LUÍS – A Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou uma nota oficial de pesar, sobre o assassinato do jornalista Décio Sá, assassinado a tiros em um bar a Avenida Litorânea, e São Luís, na noite de segunda-feira (23).
Em nota, a ONU friza a preocupação com jornalistas que lidam com seu trabalho jornalístico investigativo, trabalhando sem medo ou intimidação.
Confira abaixo a nota oficial da ONU traduzida:
“Estamos alarmados que mais um jornalista foi morto no Brasil, elevando para pelo menos quatro o número de jornalistas assassinados no país até agora, neste ano. Décio Sá, um repórter jornalista investigativo na política local, na corrupção e no crime organizado, foi morto a tiros em um bar em segunda, 23 de Abril. Nós condenamos seu assassinato e estão preocupados com o que parece ser uma tendência preocupante de matar jornalistas, que está prejudicando o exercício da liberdade de expressão no Brasil. Há muito tempo se preocupa com a necessidade de brasileiros defensores dos direitos humanos, incluindo jornalistas, para poder realizar seu trabalho sem medo de intimidação ou pior.
Congratulamo-nos com o fato de que as autoridades estaduais se comprometeram a realizar uma investigação completa e atender para que este e outros casos semelhantes, sejam tratados como uma grande prioridade, para que os autores não sejam encorajados pela falta de prestação de contas vigente para tais crimes. Ao mesmo tempo, instamos o Governo a implementar, de imediato, medidas de proteção para evitar mais incidentes.
Um projeto de lei apresentado ao Congresso em 2011, ordenando as investigações da polícia em crimes contra os jornalistas a serem realizados a nível federal, seria um passo na direção certa. Esperamos que esta e outras medidas para proteger os jornalistas sejam adotadas como um assunto de certa urgência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário