quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI se despede de cardeais e promete obediência ao novo papa



Bento XVI fez na manhã desta quinta-feira um de seus últimos pronunciamentos ainda como Papa. Em encontro com cardeais no Vaticano, ele afirmou que permanecerá os próximos dias em oração para que todos estejam próximos do Espírito Santo na escolha do novo papa e prometeu obediência ao religioso que sucedê-lo: "Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias... quando vão eleger o próximo papa a quem hoje eu declaro minha reverência e obediência incondicionais", afirmou Bento XVI.
O Papa destacou a proximidade, solidariedade e conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de Pontificado. "Nestes anos vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.
Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".
"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", acrescentou.
O Bispo de Roma disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
O Papa se despediu dos cardeais na grandiosa Sala Clementina. Cerca de 100 religiosos assistiram ao ato, e após seu discurso, o Papa se despediu individualmente de todos eles.
Em alguns momentos, Bento XVI chegou a rir, por exemplo quando o cardeal filipino Luis Antonio Tagle disse algo em seu ouvido.
Em nome dos cardeais, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressou gratidão pelos oito anos de pontificado de Bento XVI.
Sodano disse que todos, com ansiedade, uniam-se ao redor do Papa e lembrou a frase pronunciada por Bento XVI no final dos recentes exercícios espirituais, quando agradeceu aos cardeais "por estes oito anos nos quais carregaram comigo com grande competência, afeto e amor, o peso do Ministério petrino". Em seguida, Sodano afirmou que são os cardeais que devem agradecer ao Papa o "exemplo dado por ele nestes anos".
O decano disse que a voz da Igreja será escutada na Terra até que a voz do anjo do Apocalipse proclame "o tempo acabou , completou-se o mistério de Deus". "Terminará assim a história da Igreja e a história do mundo", afirmou Sodano.
Este é o único ato, de caráter privado, previsto para hoje por Bento XVI em seu último dia de Pontificado. Nesta tarde, após o almoço, Bento XVI abandonará o Palácio Pontifício do Vaticano e se transferirá para a vila Pontifícia de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, onde se alojará até que terminem as obras de restauração do convento de freiras existente dentro do Vaticano, onde viverá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário