segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

João Paulo II pode ser canonizado este ano, diz ex-secretário



Ex-secretário pessoal de João Paulo II e de Bento XVI, o polonês Mieczyslaw Mokrzycki afirmou nesta segunda-feira que, "se houver um milagre em breve, a canonização (de Karol Wojtyla) pode acontecer até mesmo no próximo outono".
"A renúncia do papa Bento XVI não afetará o processo de canonização de João Paulo II", explicou Mokrzycki, que foi secretário do papa polonês a partir de 1996 e do papa Bento XVI durante os primeiros anos de seu pontificado.
Mieczyslaw Mokrzycki, atual arcebispo metropolitano de Lviv (sudoeste da Ucrânia), também destacou o importante trabalho de Bento XVI, que aprofundou "a fé e o conhecimento religioso da Igreja", com homilias, encíclicas e cartas que evidenciaram "o valor das palavras na vida cristã".
Quanto ao futuro pontífice, o arcebispo Mokrzycki considera que a Igreja Católica precisa de "um papa que defenda os valores cristãos que Jesus Cristo transmitiu", que proteja a Igreja do liberalismo, que defenda "os Dez Mandamentos e a Lei de Deus na vida cotidiana".
Para o religioso, o papa pela primeira vez poderia não ser europeu já que, como lembra Mokrzycki, "a Igreja é universal e está presente em todos os continentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário