quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Voltada para jovens, Campanha da Fraternidade rechaça camisinha


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2013 com o foco nos jovens - indo ao encontro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da Igreja Católica, que será realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro - e mostrou-se preocupada com a criminalidade e o consumismo. No polêmico tema da sexualidade, o documento não cita o uso de preservativos, mas a Igreja mantém a posição contrária à camisinha e vai orientar os jovens a evitá-la, como explica o secretário-executivo da campanha, padre Luiz Carlos Dias. 

"Esse é um termo de ordem ética. A sexualidade existe para que os jovens possam se encontrar e viver de forma sadia e aberta para a vida. (O não uso de preservativos) é algo consolidado pela Igreja, é uma posição, uma orientação, e certamente aqueles que acolhem essa palavra tem relações afetivas mais maduras", afirmou ele.
"A escolha do tema foi em virtude de uma das opções preferenciais da Igreja pela juventude, olhando para os jovens hoje e seus problemas, especialmente algumas situações que assustam, como crimes, dificuldade de preparação para o mercado de trabalho e consumismo", completou Dias.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB, chamou os jovens para serem "protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles”. "A campanha visa também preparar de uma forma 'mais próxima' a JMJ e nós queremos despertar na nossa sociedade a importância dos jovens. Nós devemos, como diz o Papa, ajudar os jovens a tornarem-se protagonistas de uma sociedade mais justa, mais fraterna, inspirada no Evangelho", ressaltou o cardeal.

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