domingo, 27 de outubro de 2013

Paço do Lumiar realiza 162ª Festa do Divino Espírito Santo














Paço do Lumiar celebra, de 19 a 28 de outubro, a 162ª Festa do Divino Espírito Santo, evento de tradição e uma das mais importantes expressões cultural e religiosa existentes no município. A comemoração, que tem o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar - por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) - conta com uma vasta programação na sede do município.

Realizada em Paço de Lumiar desde o ano de 1851, época em que a senhora Marcolina Rosa de Jesus, para cumprir uma promessa, construiu uma casa de taipa, coberta de palha para a comunidade cultuar o Divino, a tradição foi mantida por sua família ao longo desses anos.

Conforme explica a vice-presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo de Paço do Lumiar, dona Ignêz Ferreira, em 1989 foi instituída a Irmandade que, juntamente com a 3ª geração dos familiares de dona Marcolina, trabalha em prol da organização da festa. “Mantemos viva até hoje a promessa de minha tataravó e temos muita honra em receber todos aqueles que queiram participar da nossa festa”, disse.

Para a secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Maria da Graça Privado, a Festa do Divino Espírito Santo é a maior manifestação religiosa do município. “Nosso objetivo é valorizar a cultura do município, e nosso apoio a este evento secular é uma forma de incentivo à cultura local”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário