segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Crianças hiperativas têm maior risco de serem adultos obesos, sugere pesquisa


As crianças mais agitadas podem ter mais chances de serem adultos obesos e hipertensos. Essa foi a conclusão de um estudo da Universidade de Duke, nos EUA, que indicou uma relação entre os sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na infância e o excesso de peso na idade adulta.
Avaliando dados de mais de 15 mil adolescentes acompanhados no período entre 1995 e 2009, os pesquisadores descobriram que, quanto mais sintomas do transtorno eles apresentavam - incluindo desatenção, hiperatividade, agitação e impulsividade -, maiores eram as chances de terem obesidade e hipertensão mais tarde. Publicados esta semana no International Journal of Obesity, os resultados indicam que aqueles com três ou mais sintomas do transtorno tinham 50% maior risco de obesidade e 24% maior risco de pressão alta na idade adulta, comparados àqueles que não relatavam nenhum sintoma.
“Este é o primeiro estudo a levar esse conceito para fora da clínica e para dentro da população, e mostrar que não é apenas o diagnóstico de TDAH que importa; são os sintomas”, escreveu o pesquisador Scott Kollins. “A coisa mais interessante sobre esta pesquisa é que nos dá uma linha para seguir na determinação de por que as crianças com sintomas de TDAH podem ter um maior risco de desenvolver obesidade. Estabelece o caminho para identificar essas crianças mais cedo e focar em métodos de intervenção”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário