quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Baixo consumo de frutas e verduras levam as crianças à constipação intestinal



As crianças que não gostam de comer frutas, verduras e legumes são 13 vezes mais propensas a desenvolver constipação funcional - problema intestinal marcado por prisão de ventre -, segundo estudo publicado na edição de dezembro do Journal of Clinical Nursing. Além disso, de acordo com os autores, beber menos de 400 ml de líquidos por dia também aumenta os riscos.
Avaliando 383 crianças com idades entre oito e dez anos que estudavam em uma escola de Hong Kong, os pesquisadores observaram que 7% delas tinham constipação funcional. E aquelas com o problema intestinal apresentavam, de forma geral, alimentação diferente das outras: consumiam menos líquidos e comiam menos frutas e verduras.
De acordo com os pesquisadores, aqueles que bebiam entre 200 ml e 400 ml de líquidos por dia eram oito vezes mais propensos a ter o problema, comparados àqueles que bebiam entre 600 ml e 800 ml, e tinham 14 vezes mais chances de terem constipação do que aqueles que tomavam mais de um litro. E as crianças que disseram não gostar de comer vegetais tinham 13 vezes maior risco de ter constipação funcional do que as outras.
“Diversos estudos sugerem que a constipação funcional - que é devido a hábitos alimentares, hábitos ambientais e fatores psicossociais, em vez de um problema de saúde particular - está se tornando pior entre crianças em idade escolar”, destacou o médico Moon Fai Chan, um dos autores do estudo. “A condição tem sérias consequências, visto que pode causar uma série de angustiantes problemas físicos e emocionais, como estresse, sujidade, problemas na escola, danos à autoconfiança e redução da interação social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário