quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Google alerta usuários contra importação de dados para o Facebook


Uma API criada pelo Facebook que permite a exportação de contatos do Gmail para a rede social criou uma briga declarada entre as duas gigantes. Agora, a Google pergunta ao internauta em seu serviço de e-mail se é isso mesmo que ele quer fazer. 
Cada vez que um usuário do Gmail quer exportar seus contatos para o Facebook, o serviço pergunta se ele quer mesmo fazer isso:
“Espere um momento”, diz a mensagem. “Você está super seguro de que quer mesmo importar suas informações e a de seus amigos para um serviço que não deixará você tirá-las de lá?”, pergunta a Google. 
“Isso não é legal”, continua a mensagem, que explica que o usuário foi redirecionado para um ambiente (Facebook) que não permite a reexportação de dados a outros serviços “bloqueando os seus dados de contato e os de seus amigos”.
Ao final, a Google reforça sua posição, explicando porque o usuário não deveria dar ao Facebook os seus dados do Gmail, mas dizendo ser uma decisão exclusiva do usuário: “Não concordamos com este protecionismo de dados, mas a decisão é sua. Porque, afinal das contas, você deveria ter controle sobre seus dados”.
O Facebook tem liberado o compartilhamento de dados apenas entre empresas com as quais assinou acordos específicos. É o caso da Yahoo!, que em junho de 2010, divulgou um acordo para compartilhamento de atualizações entre os dois sites. Um acordo semelhante também foi anunciado, no mesmo mês, entre o Facebook e o Hotmail, da Microsoft.


Nenhum comentário:

Postar um comentário