domingo, 5 de dezembro de 2010

É possível previnir o assédio?


Para aquelas mulheres que felizmente não passaram por tal constrangimento, há maneiras de preveni-lo. Uma delas é evitar brincadeiras machistas e sexistas, deixando claro o respeito que têm por si mesmas e pelos colegas. A maneira como se vestem também faz a diferença - é preferível deixar os decotes (generosos) e os excessos para festas e lazer.
As empresas também devem fazer sua parte: adotar políticas contra o assédio sexual e criar meios de formalizar reclamações, assegurando tranqüilidade para a trabalhadora exercer sua atividade. Caso contrário, ela pode ser considerada "responsável solidária" pelo delito, afinal, combater o assédio é uma exigência prevista em lei, que passa pela responsabilidade social.
Denunciar o assédio sexual no trabalho é muito importante. É preciso parar de considerá-lo tabu e enxergá-lo como uma terrível violência contra a mulher. Não se deve sofrer sozinha - existem leis e recursos a favor das vítimas. Esse é mais um dos problemas a serem enfrentados pelas mulheres no curso da construção de sua autonomia e identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário