A catarata é um problema que atinge aproximadamente 2 milhões de brasileiros, sendo que a cada ano 120 mil novos casos são registrados.
A doença é causada por uma lesão no olho, que faz com que o cristalino fique opaco, comprometendo a visão. O cristalino é uma espécie de ‘lente’ posicionada atrás da íris. É essa estrutura que permite que a luz alcance a retina e forme a imagem. Quando o cristalino se torna opaco, a luz não atinge a retina como ela normalmente faria e as imagens não podem ser formadas com nitidez.
Quando a condição começa a se instalar, a visão não fica completamente comprometida, e a pessoa vê o mundo como se estivesse usando lentes embaçadas. Porém, à medida que a doença progride, a pessoa fica capaz de enxergar somente vultos.
Apesar dos avanços na área, a catarata é a principal causa dos casos de cegueira em todo o mundo. O tratamento da doença pode ser feito através do laser, que não expõe a pessoa a infecções e permite que o paciente retorne à sua vida normal quase que imediatamente. Na maioria das vezes o procedimento é indolor, não exige a internação e utiliza apenas anestesia local.
Para discutir a catarata e outras doenças semelhantes, assim como as suas técnicas de tratamento, profissionais se reunirão no VI Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa e pela Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares, ocorre entre os dias 1 e 4 de junho, em Porto de Galinhas, em Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário